terça-feira, 17 de abril de 2012

Prémios Goldman nomeados

  • Parque Natural - um Parceiro Sustentável é um programa que Álamo Meneses, secretário regional do Ambiente e do Mar, acaba de lançar dirigido a empresas dos Açores ligadas ao turismo, transportes, restatauração e agroalimentação. RTPAndam uns tipos que se dizem peritos na matéria a bombardear-nos com o anátema de que a estratégia das parcerias público privadas foi uma das principais causas do inferno em que nos encontramos e vem este senhor insistir no esquema. 
  • Rio Tejo por dois fios em Santarém, ontem 15 abril 2012.
  • As costas das Canárias têm sido invadidas por quantidades recorde de águas-vivas. Ecoticias.
  • Estacionamento para bicicletas em parques subterrâneos? Sim, em Albacete. La VerdadE no Porto, também. Em frente ao Coliseu do Porto, e de borla!
  • Máquinas que recebem óleo de cozinha usado devolvem dinheiro ao consumidor? Sim, em várias cidades turcas. Green Prophet.
  • Os Prémios Goldman 2012, correspondentes ao Nobel mas da área ambiental, vão ser atribuídos a cidadãos que se distinguiram pela excelência do seu trabalho: Angelei, do Quénia, pela sua luta contra uma barragem que iria privar de água a população local; Ma Jun, da China, por denunciar a poluição existente na água que  fez adoecer tanta gente; Chirikova, da Rússia, por ter liderado um movimento contra a construção de uma autoestrada que iria destruir uma enorme secção de floresta e denunciado os respetivos esquemas de corrupção; Gariguez, das Filipinas, por ter impedido a extração de níquel por parte de uma empresa norueguesa e garantido a proteção da biodiversidade da zona prevista; Caroline, dos EUA, pela sua oposição firme à extração de petróleo no Ártico, e Sofia, da Argentina, por criar e liderar um movimento contra o uso do glifosato nas plantações de soja.

Sem comentários: