terça-feira, 29 de maio de 2012

Estado quer comprar praia no Algarve


Esqueceram-se de continuar a regar as flores destes cestos cuja colocação tanto dinheiro e esforço exigiram? Quem estava incumbido de cumprir esta tarefa adoeceu? foi dispensado? foi promovido e deslocalizado para outras tarefas? O projeto foi abandonado? Qualquer que seja o motivo, convenhamos que é um pouco desconfortável ver estes cestos de flores neste estado, especialmente num dia tão especial como o que atraiu milhares de pessoas a Espinho para observar e apreciar os homens-estátua.
  • A ilha de Santa Maria, nos Açores, acolhe em junho a primeira edição do campeonato regional de fotografia subaquática e, três meses depois, será palco da prova que definirá o campeão nacional de 2012. AO.
  • Milhares de proprietários de imóveis nas margens do Douro podem perdê-los dentro de dois anos. A legislação afeta as margens de todos os cursos de água navegáveis. Não basta apresentar o registo predial e demais documentos de titularidade. Todos têm de comprovar que o edifício ou o terreno em causa está nas mãos de privados há quase 150 anos. JN. O que andaram as juntas de freguesia e câmaras municipais a fazer durante tanto ano? Das duas uma ou até mesmo as duas coisas ao mesmo tempo: a fazer vista grossa aos atos egoistas do chicoespertismo ou a promover e a apoiar muita construção junto das margens. Por isso, enormes extensões das margens do Douro, - e de tantos outros rios, para não falar de tanta ribeira -, foram privatizadas abusivamente, não deixando sequer o direito ao cidadão comum de caminhar ao longo da margem, situação que é totalmente diferente em outros países. Por exemplo, em França, na Alemanha, no Reino Unido, o cidadão pode circular à vontade pelas margens dos rios e ribeiros, havendo trilhos geralmente bem cuidados. E nos pontos em que isso não é possível, há sempre uma alternativa de prosseguir a marcha pela outra margem. 
  • A zona nascente da praia de Armação de Pêra é privada desde 1913 e o Estado quer comprá-la por 200 mil euros. Pormenores aqui e aquiQue estória mais mal contada. Durante tanto ano a praia foi frequentada por banhistas a quem nunca foi cobrada qualquer quantia para acederem e usufruirem do areal e do mar. Mas há um bar que paga uma renda mensal à junta de freguesia e uma avença anual à câmara.  Esta cena cheira muito mal. E o pior é que dizem que há mais.
  • A quantidade de sardinha diminuiu mais de 50% na costa portuguesa nos últimos dez anos, sendo o Centro e o Sul do país as zonas mais afetadas, segundo dados do Ministério da Agricultura e das Pescas. ionline.
  • Em Londres, duas mesquitas instalaram colmeias nos seus telhados e pretendem promover a instalação de outras em mais mesquitas.  Green Prophet.
  • Na Califórnia, o condor conseguiu sobreviver e até aumentar a sua população graças aos 30 anos de esforços de conservacionistas. Oregon Live.

Sem comentários: