terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Indústria automóvel declara consumos dos seus modelos muito inferiores aos reais

  • O consumo real de combustível supera, em média, 42% os valores anunciados pelos fabricantes automóveis, revela o estudo Mind The Gap 2016. A Mercedes lidera a lista de fabricantes com a maior diferença entre o consumo de combustível na estrada e o consumo medido em testes de laboratório (54%). Seguem-se-lhe a Audi, a Smart, a Volvo, a Peugeot, o Mini, o BMW, a Toyota, a Ford, a Nissan, a Volkswagenml, a Citroen, a Renault, a Opel, a Skoda e a Fiat. Perante esta situação escandalosa, penalizadora para o bolso dos consumidores e desastrosa para o Ambiente, a Quercus defende uma investigação rigorosa sobre os dados de consumo e emissões anunciados pelos fabricantes. 
  • O rio Tejo corria assim poluído na segunda-feira, 26 de dezembro. As imagens vídeo são de Arlindo Consolado Marques, FB
  • Carlos de Hita, colaborador do El Mundo, elaborou um calendário lunar - Doze luas, doze páginas do som calendário da natureza: A lua de janeiro é o bufo-real e a garça, a de fevereiro é a raposa e o sapo-corredor, a de março, é o alcaravão e o mocho, a de abril é o urogalo, a corça e a galinhola, a de maio é o rouxinol, a de junho é o painho e a pardela cinzenta, a de julho mocho de orelhas e o noitibó, a de agosto é o caião, o mergulhão e as rãs, a de setembro é o cervo e o sapo parteiro, a de outubro é o gamo e a coruja, a de novembro é o abide e o grou e, finalmente, a de dezembro é a lua do lobo. Via Fernando Alves in Escutar antes de gravarTSF-Sinais 26dez2016.
  • As autoridades de Sarajevo impuseram a introdução de dias de condução alternativos para carros com placas ímpares e ímpares e tornou o transporte público livre até conseguir reduzir os atuais níveis de poluição do ar. St Louis Post-Dispatch.
  • Os infantários e as escolas primárias de Teerão estiveram encerradas no Sábado devido aos elevados níveis de poluição do ar registados durante dois dias seguidos. Financial Tribune.
  • Documentário Um rio de histórias, sobre tragédia de Mariana, está disponível on-line: Parte 1 e Parte 2.

Sem comentários: