segunda-feira, 5 de junho de 2017

Rio Douro: mais poluído do que em 1985, da Ponte do Freixo à Foz

Imagem captada aqui.
  • «"A poluição por correntes no rio Douro está 20 a 50 vezes mais do que seria aceitável para termos bandeira azul". Quem o afirma é Adriano Bordalo e Sá, docente do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). O especialista, que há mais de 30 anos se dedica ao estudo daquela que é a maior bacia hidrográfica da Península Ibérica, alerta inclusive que "os níveis de poluição impedem que se tome, sequer, banho desde a Ponte do Freixo até à Foz". Essa zona é tida como "a mais poluí- da" de todo o rio. "Paradoxalmente, estamos com níveis de poluição superiores aos de 1985, quando não havia estações de tratamento. Só que, por um lado, as ETAR (estações de tratamento de águas residuais) não estão preparadas para filtrar uma série de coisas e, por outro, hoje em dia há vários usos que há 30 anos não existiam com tanta frequência, como a navegação turística….”» JN.
  • Os Ecologistas en Acción atribuíram o Prémio Átila ex aequo ao ministro da Energia e Turismo, Álvaro Nadal, e Fernando Marti Scharfhausen, em representação do Conselho de Segurança Nuclear por facilitarem o prolongamento da vida útil das centrais nucleares espanholas. O Prémio Cavalo de Átila foi atribuído ao lóbi cinegético espanhol por tentar introduzir o ensino da caça nas escolas. Ecologistas en Acción.
  • «Estamos com o mundo e vamos defender o acordo climático de Paris» respondeu o presidente da câmara de Pittsburg quando Trump afirmou que tinha sido eleito para para representar os cidadãos de Pittsburg e não Paris. The Guardian.
  • Leonardo DiCaprio sugeriu uma maneira de protestar contra a decisão do presidente Donald Trump de romper o acordo internacional de combate ao aquecimento global: apoiar as organizações que levam o problema a sério. The Huffington Post.
  • A maior central solar flutuante acaba de ser inaugurada na China. Situa-se no espaço de uma antiga mina de carvão. Futurism.

Sem comentários: